terça-feira, outubro 31, 2006

Um pouco da história do Halloween

MySpace Codes

Na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual o seu país passava

Doce ou Susto? (Trick-or-treat)

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

MySpace Codes
Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.

MySpace Codes
Bruxas

As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

MySpace Codes
Halloween pelo mundo


A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.


Portugal
Como em Espanha e no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. Algumas pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats”.

México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Tailândia
Existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.


!! Happy Halloween !!


Posted by Telma Dias :: 10:48 da tarde :: 1 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
segunda-feira, outubro 30, 2006

Postais de Halloween.....do fundo do baú!







Posted by Telma Dias :: 9:21 da tarde :: 1 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
Troquinhas recebidas

Troca de Outono recebida da Bixus e não só :D Amei tudoooo só coisinhas bonitas!!
Adorei a inspiração na Cyntia para o porta-chaves e para o pin :o))) Obrigado!!



Troca de Halloween recebida da caracois1. Adorei a moldura e as guloseimas já marcharam quase todas :P
Uma ideia muito original!!! Obrigado :o)



Posted by Telma Dias :: 12:08 da manhã :: 1 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
sexta-feira, outubro 20, 2006

Peças que doei para ajudar os FeLVinhos

Podem comprá-las contactando a selenis: www.flickr.com/photos/selenis/
A côr desta mala é exclusiva, aproveitem :D
Desde modo estão a ajudar os gatinhos em risco que precisam da nossa ajuda :o)



Preços:

Malinha e mão de anilhas e crochet - 15 euros
Cinto de anilhas e crochet - 5 euros
Caixa redonda metálica com decoupage e anjinho em gesso pintado à mão - 3€

Posted by Telma Dias :: 11:50 da tarde :: 2 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
domingo, outubro 15, 2006

Remembering the 80's



Quem se lembra do Boy George e dos Culture Club? :D

"Karma Karma Chameleon"



E dos Honeymoon Suite , e dos Fire Inc. , e do Billy Idol, dos D.A.D., dos hits do momento do Bryan Adams....



Não há música como a dos anos 80! :D

Posted by Telma Dias :: 12:28 da tarde :: 0 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
sábado, outubro 14, 2006

Marcadores da Selenis - Para ajudar os animais

São lindos não são? Custam 2€ cada um e podem ser personalizados com a fotografia dos vossos animais de estimação (também há a versão para cães).
O valor de venda reverte para as despesas com os animais que tanto precisam da nossa ajuda. Gostei tanto deles que tou a pensar em encomendar mais em breve :D
Ajudar não custa nada nem que seja com pouco e os bichinhos agradecem.


Para mais informações:

www.flickr.com/photos/selenis/

http://aespuma-dos-dias.blogspot.com/

Marcadores da Selenis - Para ajudar os animais


Posted by Telma Dias :: 2:36 da tarde :: 0 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
sexta-feira, outubro 13, 2006

Trocas a enviar....

Vão seguir o seu caminho... A troca de Halloween (do grupo "vamos trocar") e troca de Outono (do grupo "trocas e baldrocas"). Espero que as minhas amigas secretas gostem!

Troca de Halloween para enviar (Grupo Vamos Trocar)

Troca de Outono para enviar (Grupo Trocas e Baldrocas)

Posted by Telma Dias :: 10:33 da tarde :: 0 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
Troca recebida da Juliana (Sweet Nightmare)

Quanta coisa mais linda que eu recebi da Juliana no Brasil :D

Adorei tudo, tudinho, cada coisa mais linda que a outra, e o doce de Côco.......Delicioso!
Obrigado amiga :D Espero podermos fazer mais trocas.

Beijinhos



Troca com a Juliana (Sweet Nightmare)



* Bolsinha linda, corrente com pendente, brincos, pulseira, fitinha da Nossa Senhora de Fátima, Botões em forma de frutinhas, porta-agulhas muitooo original, balas e doce de Côco :D *

Posted by Telma Dias :: 10:28 da tarde :: 0 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
Sexta-Feira 13

A palavra Sexta-Feira provém de deusas ligadas à fertilidade, casamento ou sexo. Todas elas com referencias à deusa romana do amor: Vénus.Na época anterior ao cristianismo, a Sexta-Feira era uma dia afortunado. Era neste dia que se celebravam casamentos precisamente pela associação às deusas da fertilidade.
Com o cristianismo surgiu Freya, a mulher do sexto dia, que possuía um gato. Foi tida como bruxa, pelo que o dia passou a ficar associado ao mal.Mas esta superstição remonta a tempos bem antigos e não tem uma história certa da sua origem, são várias...
Na Roma da antiguidade, à Sexta-Feira eram feitas as execuções.No Cristianismo, contam as histórias, que foi à Sexta-Feira que Eva tentou Adão, ocorreu o Grande Dilúvio, o Templo de Salomão foi destruído e que Cristo foi crucificado (capítulo XIII, do evangelho de São João, na Bíblia).
Na Idade Média, o Sabbath das bruxas era às Sextas-Feiras.
E o número 13?Este número tanto se conota com o mal e infortúnio como com o bom agouro.Se bem se lembrarem, eram 13 as personagens presentes na última ceia. E tendo morrido Jesus a uma Sexta-Feira, passou-se a considerar este dia como azarento...É curioso como há quem se sinta tão ameaçado por este número...
Nas Sextas-feiras, 13, muitas pessoas vestem-se de branco, recusam-se a viajar, olhar para um gato preto (simbolo do que de mais profundo há na mente humana) e passar por baixo de uma escada, as numerações de certos camarotes e de quartos de hóteis omitem este número, nalguns prédios não existe o 13º piso, há quem não jante quando estão presentes 13 convivas, etc, etc.
No antigo alfabeto e numeração hebraica, em que os números eram representados por letras, a que indicava a quantidade treze era usada também para "morte".No tarot, o 13 é a tão temida, pelos leigos, carta da morte .Na verdade não representa a morte em si mas antes a transformação, ou o fim de um ciclo para início de outro, ou ainda uma grande mudança em sua vida.
Na astrologia, o 13 é regido pelo signo de escorpião que governa os órgãos de reprodução, o nascimento, a morte e a transformação.
No ocultismo, o 13 é um número sagrado, indicando o renascimento e a transmutação dos poderes mentais.
Mas há algumas zonas do planeta onde este número tem o significado contrário, ou seja, é um símbolo de boa sorte.
Por exemplo, na Índia o 13 é religiosamente apreciado, os hindus, apresentam sempre 13 estátuas de Buda, na China muitos templos têm sobre a entrada a inscrição deste número, para os mexicanos é um número santo (adoram animais em grupos de 13), para os americanos o número 13 também é bastante apreciado, senão vejamos: a federeção norte-americana era inicialmente constituída por 13 estados, o lema latino “e pluribus unum” (de muitos se faz um só) tem 13 letras e mesmo a famosa águia americana tem 13 penas em cada asa.
Sendo 4 o número da sorte, muitos povos têm a seguinte explicação de boaventura: 13à 1+3=4Mais, fiquem a saber que todos os anos há um mês com uma Sexta-feira 13. Esse mês é sempre aquele que começa a um Domingo, obviamente.
Bom pelo sim pelo não......Vá, dêem três batidelas na madeira e tenham um bom fim-de-semana!!! :p

Posted by Telma Dias :: 10:26 da tarde :: 1 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
quinta-feira, outubro 05, 2006



You Should Wear Charcoal

Cool and relaxed, you always look forward to the start of fall.
Gray represents your peace with the world and your surroundings.

Posted by Telma Dias :: 3:39 da tarde :: 1 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------
E o Outono já chegou...

E veio para ficar!!

Poema de Outono

O vento soprou
Tão doce e sereno
Tocou-me ao de leve
Girou sentimentos
Dormentes, silentes
Que em voo rasante
Tocaram o chão

O fundo da alma
Fez-se de cor de ouro
Castanho ou laranja
Deu frutos já secos
De um doce amargo
Surgiu o Outono
No meu coração.


(retirado de http://mulher50a60.weblog.com.pt/)

É impressão minha ou hoje já se nota um friozinho?


Posted by Telma Dias :: 2:46 da tarde :: 1 Comments:

Post a Comment

---------------------------------------